sexta-feira, 19 de abril de 2013

O que é a renovação Carismática também conhecida RCC?


Como poderia responder essa pergunta para você... Fiz minha busca estudei mto!
E ta ai!

A Renovação Carismática Católica (também chamada "RCC") é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960, pela influência da Renovação Carismática episcopal, porém mantendo os dogmas do catolicismo romano. A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, especialmente pela força do Espírito Santo e de seus dons. O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, mas sem desviar-se da doutrina e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo (comumente denominados Católicos Carismáticos)

"A Renovação Carismática, inicialmente conhecida como "movimento católico pentecostal", ou católicos pentecostais, depois por católicos renovados e hoje como católicos carismáticos..."

Curiosidade:
"Em 1972, Pe. Haroldo escreveu o livro "Sereis batizados no Espírito", no qual explica o que vem a ser o “Pentecostalismo Católico”. Sendo uma das primeiras obras publicadas no país sobre o movimento, trazia orientações para a realização dos retiros de “Experiência de Oração no Espírito Santo”, que muito contribuíram para o surgimento de vários grupos de oração.
Em 1978, é iniciado o movimento da Comunidade Canção Nova sob a liderança do então sacerdote religioso salesiano Padre Jonas Abib, na cidade de Cachoeira Paulista - SP.
O sacerdote americano Padre Robert DeGrandis, autor de diversos livros sobre os Dons do Espírito Santo, é também responsável pelo fortalecimento da RCC no Brasil, tendo ministrado retiros para leigos, sacerdotes e religiosas durante muitos anos no Brasil."

Característica da doutrina:
Em termos de doutrina a RCC afirma seguir a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e todas as demais diretrizes da Igreja Católica, entre ela os dogmas já fixados no catolicismo romano como, por exemplo, a crença na intercessão dos santos e a veneração a Maria, a mãe de Jesus.
Nas reuniões chamadas "Grupos de Oração", nos encontros e retiros há grande prática de músicas de louvor, adoração e são realizadas empolgadas pregações e palestras.
A RCC, em fidelidade à Igreja, prega que o pecado - ação contrária à vontade de Deus - é a fonte de todos os males existentes na sociedade. Ganância, egoísmo, soberba, vícios, mau uso da liberdade etc, seriam consequências do pecado do homem.
Defende que Jesus tem o poder de libertar e perdoar pecados e que, para isso, basta que o homem arrependa-se diante dele e busque a prática do sacramento da Reconciliação (Confissão).
A RCC considera como bem maior para a vida do ser humano a Eucaristia, que é o sacramento no qual está a presença real de Jesus Cristo. Na Santa Missa está a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Há no movimento também uma forte devoção a Santíssima Virgem Maria, de quem se busca a intercessão junto a Jesus e também como modelo de entrega, esperança e confiança no Deus Criador.

Os carismáticos e o Espírito Santo:
Segundo à RCC, o "Espírito Santo", que é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, habita dentro de cada ser humano. Nele estaria o desejo da prática do bem e da santificação. O Espírito Santo é descrito como 'conselheiro', 'consolador' ou 'auxiliador'. Também como defensor paráclito, guiando os homens no "caminho da verdade e da justiça".
Há uma ênfase especial na ação do "Espírito Santo". Os 'Frutos do Espírito' (i.e. os resultados da sua ação) são "amor, gozo (ou alegria), paz, 'longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (conforme Gálatas 5:22). Ele também concede dons (i.e. habilidades) aos Cristãos tais como os dons de profecia, línguas, discernimento, sabedoria, cura, fé, milagres, e ciência. Embora alguns Cristãos acreditem que tais dons foram concedidos apenas nos tempos apostólicos, isto é, nos tempos daqueles que testemunharam ocularmente Jesus Cristo e viveram no período logo em seguida de sua morte e ressurreição Novo Testamento, para a RCC, hoje estes dons ainda são concedidos.
Desse modo, nos reuniões chamadas "grupos de oração" é muito comum a prática do "dom de línguas". Acredita-se também na ocorrência de visões e profecias de origem sobrenatural, que transmitiriam mensagens de Jesus, do Espírito Santo e até mesmo da Virgem Maria, bem como a realização de curas espirituais ou físicas e outros milagres.

Batismo no Espírito Santo
Os membros da RCC acreditam na ocorrência do que chamam de "Batismo no Espírito Santo". Um fenômeno sobrenatural de manifestação do Espírito Santo (terceira pessoa da Santíssima Trindade) na vida daquele que crê. Normalmente é considerado um momento de "conversão", de recomeço de vida de quem o experimenta. O Batismo no Espírito Santo não é o batismo sacramental da Igreja, sendo este único e indelével, esta experiência, também conhecida como Efusão do Espírito Santo é a manifestação ou profusão do Espírito Santo já recebido no batismo sacramental. Para a doutrina da Igreja Católica o batismo sacramental é o sacramento em que a criança ou o adulto recebem, na celebração eclesial, com a oração do celebrante (padre ou leigo com provisão especial do bispo, após a devida preparação), pais e padrinhos e com o derramamento da água por três vezes sobre a cabeça em nome da Trindade Santa. A fé da Igreja é que o Batismo é um sacramento que acontece apenas uma vez na vida de cada pessoa, tornando-se uma marca indelével (impossível de ser desfeita) na alma daquele que crê. O Batismo no Espírito Santo não é um novo batismo, como dito anteriormente, este é único, esta experiência é apenas o mergulho na graça do Espírito Santo recebido por meio do batismo sacramental.

Um comentário: