segunda-feira, 29 de abril de 2013

Santo do dia 29 de abril: Santa Catarina de Sena

Santa Catarina de Sena


Santa Doutora da Igreja

    Catarina de Sena nasceu em Sena, Itália, em 25 de março de 1347. A mais jovem de uma prole de vinte irmãos, Catarina, desde pequena, tinha visões e, mesmo sob oposição familiar, fazia penitências, Aos 7 anos de idade consagrou sua virgindade a Cristo e aos 16 tornou o hábito da Terceira Ordem Dominicana. Sempre doente, ela praticamente não se alimentava, à exceção Santíssimo Sacramento.



Catarina tinha um grupo de seguidores que a acompanhava em suas inúmeras viagens e ela foi responsável por muitas conversões. Mesmo sem saber escrever, ela ditou mais de 350 cartas e o livro Diálogos, em que a vida espiritual do homem é tratada na forma de uma série de colóquios entre o Pai Eterno e a alma humana.





 Em seus últimos anos de sua vida, quando o Papado estava em Avignon e a Cúria sofria influência francesas, Catarina juntou-se às pessoas que clamavam pela volta do Papa Gregório XI a Roma. E em 17 de janeiro de 1377, quando o Papa partiu de volta para Roma por mar, ela e seus seguidores iniciaram o mesmo trajeto por terra.


Após a morte de Gregório XI, Catarina foi convidada pelo papa romano para ajuda-lo na empreitada pelo reconhecimento, por parte dos governantes e cardeais europeus, da legitimidade do Papa Urbano VI, pois tinham colocado um papa rival em Avignon. Então ela foi para Roma e, dois ano depois, em 29 de abril de 1380, morreu vítima de um derrame. Sua cabeça está em Sena, onde se mantém sua casa, e seu corpo está em Roma, na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva. Ela foi canonizada pelo Papa Pio II, em 1461, e declarada Doutora da Igreja, em 1970.



Oração: Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de Santa Catarina de Sena, Concedei-nos por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos, em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espirito Santo. Amem. 



Santa Catarina de Sena, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário