terça-feira, 2 de abril de 2013

Santo do dia: 02 de abril São Francisco de Paula


São Francisco de Paula
Patrono dos Marinheiros
Era Eremita
Comemoração no dia 02 de Abril

   Três crianças vieram ao mundo por intercessão de São Francisco de Assis, atendendo ao pedido de um casal de devotos que morava em Paula, na Calábria, e não podia ter filhos. O mais velho desses filhos, naturalmente, recebeu o nome de Francisco, em homenagem ao santo.
   Francisco, ainda bebê, adoeceu e perdeu a visão de um dos olhos. Seus pais, então prometeram a São Francisco de Assis que, se o menino ficasse curado, ele iria passar um ano em um seminário da sua ordem, e o menino ficou bom imediatamente.
   Aos 13 anos de idade ele foi para um seminário franciscano para cumprir promessa de seus pais. Lá, aprendeu o amor pela oração e pela mortificação, a humildade e a obediência. Depois de um ano, o jovem Francisco saiu em peregrinação com seus pais e, na volta, resolveu viver em retiro, indo morar em uma caverna perto do mar. Lá, viveu como ermitão durante seis anos, dedicando-se à oração e a mortificação.
   Tempos depois, dois companheiros se juntaram a ele no retiro e, para acomodá-los, Francisco construiu três celas e uma capela. O número de discípulos aumentava e, assim, o arcebispo permitiu a construção de um mosteiro e de uma igreja. Francisco e seus companheiros viviam em eterna abstinência e em extrema pobreza. A marca da ordem que se iniciava com a aprovação da Santa Sé era a humildade. A comunidade, inicialmente, se chamava Eremitas de São Francisco, mas, depois de aprovada, passou a chamar-se Ordem dos Mínimos.
   Francisco tinha o dom da profecia. Quando luis XI, rei da França, adoeceu, São Francisco, por intervenção papal, foi enviado para curá-lo ; em vez disso, ele preparou o rei para morrer. Os reis da França que vieram a seguir o mantiveram na corte, pois precisavam de seus conselhos.
    Ele passou seus últimos três meses de vida em total solidão. Então, numa quinta-feira santa ele fez recomendações à sua comunidade, na sexta-feira santa deu as últimas instruções, designou um vigário geral, recebeu os sacramentos e morreu durante a leitura de A Paixão segundo São joão, que havia pedido que lessem.
  São Francisco foi canonizado por Leão X. Como muitos de seus milagres estão relacionados ao mar, ele foi declarado patrono dos marinheiros.


Oração:
Ó glorioso São Francisco de paula, que tanto vos aprofundastes na humildade, único alicerce de todas as virtudes, alcançando através de um grade prestigio junto de Deus, a tal ponto de jamais lhe terdes pedido graça alguma que prontamente não vos fosse concedida. Aqui venho aos vossos pés para suplicar-vos que extingais de meu coração todo afeto de soberba e vaidade e, em seu lugar, floresçam os preciosos frutos da humildade para que eu possa ser um verdadeiro devoto e imitador vosso e merecer o grande patrocínio que, de vossa eficaz intercessão, espero e rogo me alcanceis de Deus a graça de que tanto necessito (pede a graça) não sendo contra a vontade do Altíssimo. Amém!



Vocabulário:
Eremita ou ermitão é um indivíduo que, usualmente por penitênciareligiosidademisantropia ou simples amor à natureza, vive em lugar deserto, isolado. O local de sua morada é designado eremitério. Na história da Igreja Católica há um capítulo importante sobre os eremitas e o desenvolvimento da vida monástica, com destaque para Santo Antão do Deserto.

Um comentário: